sexta-feira, 15 de julho de 2011

A corrida

Lá embaixo as pessoas
parecem formigas,
sincronizando o movimento
do lançar-se
à dura vida.
Lá embaixo
as pessoas parecem
auguras.
Fulguram solitárias
em pensamento.
São gente de carne
sobre o cimento, que
levam nos bolsos
seu pagamento;
e correm em direção
ao que lhes garantirá.
De um lado correm
os apressados,
atrasados para trabalhar
Do outro, vão
os espisinhados,
à margem,
esmolando para continuar.
Acima, correm os executivos
com seus carros luxuosos,
que os separam sofregamente
do resto daquela gente.
Condicionalmente,
corro eu também
do que me vilipendia; do que me morde a alma;
do que me vicia.
Condicionalmente,
corro eu também
das intrigas que são por dinheiro;
do que o vazio quer tomar por inteiro;
Do que quer me apequenar o peito,
e ressaltar o defeito amiúde
No lugar de exaltar de cada vida
a Virtude.


Fabiano Martins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário